APRESENTAÇÃO

Devido à ampla demanda por vagas, a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC) promovem a reoferta do curso FRoNt – Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado.

Salientamos que as vagas são destinadas somente aos profissionais que não participaram da primeira oferta.

Leia a seguir, a mensagem de convite, realizada pelo Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Paulo Gustavo Maiurino.



Este convite segue especialmente para você que é policial federal, policial rodoviário federal, policial civil, policial militar, agente penitenciário, membro das forças armadas, fiscal aduaneiro, gestor ou especialista que atua no campo da segurança pública. Convido você a dedicar parte do seu valioso tempo para fazer um curso de altíssima qualidade, que pode te ajudar a desempenhar melhor o seu trabalho. De fato, o objetivo principal do curso FRoNt é fornecer a você um conjunto de conceitos e teorias, amparadas na prática cotidiana do trabalho policial, sobre o indispensável trabalho de repressão ao narcotráfico e ao crime organizado. Nesse sentido, o grande propósito do curso é prover capacitação de qualidade superior para os operadores do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. O curso, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, contém um rico material didático especialmente elaborado para dotar os trabalhadores e trabalhadoras que atuam na repressão ao narcotráfico e ao crime organizado de bases conceituais e teóricas sólidas que os permitam desenvolver um trabalho mais eficiente, efetivo e eficaz. O curso apresenta, em linguagem clara, concisa e objetiva, a dinâmica e as particularidades dessas atividades ilícitas no Brasil e no exterior. Tais atividades ilícitas têm auferido vultosos lucros às organizações criminosas e causado o aprofundamento de uma série de problemas sociais, comunitários e familiares. Ou seja, é urgente e necessário reprimir o narcotráfico e o crime organizado. E isso deve ser feito de maneira inteligente, a partir de dados, informações e conhecimentos oriundos tanto de leitura e de estudos, quanto da prática da atividade policial. Não deixe de fazer a sua inscrição e junte-se a nós nesse desafio!

Paulo Gustavo Maiurino - Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos.

O curso fornecerá ao cursista os conceitos e abordagens fundamentais para compreender melhor e atuar mais eficientemente no campo da repressão ao narcotráfico e ao crime organizado. Nesse contexto, os temas tratados pelo FRoNt incluem: Economia das drogas; dinâmica do narcotráfico e crimes conexos; organizações criminosas no Brasil e no exterior; e, ainda, tópicos especiais em narcotráfico e crimes conexos.

O propósito do curso é oferecer aprendizagem de qualidade e gratuita a diversos profissionais que atuam com assuntos relacionados à problemática das drogas.

Curso 100% on-line
e gratuito

Duração de
3 meses

Carga horária
de 80 horas

EaD
com tutoria

O objetivo estratégico do curso FRoNt é fortalecer o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), o qual busca conferir sinergia às ações da política de drogas por meio do planejamento e da coordenação interfederativa e intersetorial. O SISNAD, desta forma, é um conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O SISNAD também atua sob a lógica intersistêmica, interdisciplinar e transversal, por meio da articulação com outros sistemas de políticas públicas, tais como o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros.

O SISNAD tem seus princípios descritos no art. 4º da Lei nº 11.343/2006.

PÚBLICO-ALVO

O curso tem a finalidade de capacitar profissionais que atuam direta e indiretamente nas áreas relacionadas com repressão ao narcotráfico e crimes conexos, em especial, vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, às polícias brasileiras (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Polícias Penais), à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), às Forças Armadas brasileiras, ao sistema penitenciário brasileiro, aos profissionais vinculados ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), à Receita Federal e aos Correios, dentre outras organizações envolvidas com a redução da oferta de drogas.

ESTRUTURA DO CURSO

Na proposta metodológica, o cursista é o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá à sua disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line.

Na sua organização, o curso contará com uma trilha de aprendizagem composta de módulos de conteúdos, conforme apresentado a seguir:

MÓDULOS CARGA HORÁRIA
1. Introdução 10 horas
2. Economia das Drogas, Dinâmica do Narcotráfico e Crimes Conexos 10 horas
3. Organizações Criminosas no Exterior 25 horas
4. Organizações Criminosas no Brasil 15 horas
5. Tópicos Especiais em Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado 20 horas
Total 80 horas

FUNCIONAMENTO

O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores.

É responsabilidade do cursista acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para realizar o estudo e as atividades obrigatórias.

Haverá acompanhamento com a participação de tutores atuantes na área do curso, os quais, sob supervisão da equipe técnica do curso, serão responsáveis pelo atendimento de dúvidas e correção de atividades.

PROGRESSÃO

O curso é composto por cinco módulos de estudo, organizados de forma que possam oferecer explanação de conteúdos e práticas. Para a progressão no curso, o cursista deverá acessar os conteúdos e realizar as atividades propostas em cada módulo, conforme será apresentado no guia de estudo durante a oferta do curso.

CRONOGRAMA

MÓDULOS PERÍODO
Ambientação no curso 22/06/2022​
1. Introdução 23/06/2022 a 05/07/2022​
2. Economia das Drogas, Dinâmica do Narcotráfico e Crimes Conexos 06/07/2022 a 20/07/2022
3. Organizações Criminosas no Exterior 21/07/2022 a 15/08/2022
4. Organizações Criminosas no Brasil 16/08/2022 a 05/09/2022
5. Tópicos Especiais em Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado 06/09/2022 a 22/09/2022

INSCRIÇÃO

As inscrições para as 6.000 vagas disponibilizadas serão realizadas entre os dias 11/04/2022 e 11/06/2022, ou enquanto houver vagas disponíveis.

Serão priorizados os profissionais que atuam diretamente nas áreas relacionadas com repressão ao narcotráfico e crimes conexos, que anexarem comprovante de vínculo profissional. Se houver disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições de profissionais de outras áreas.

Acesse o tutorial com o passo a passo para a realização da sua inscrição, clicando na figura abaixo:

Tutorial de Inscrição

CERTIFICADO

Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

Esse certificado é eletrônico e possui uma assinatura digital com uma chave de validação que garante sua autenticidade e permite a impressão do documento pelo próprio cursista a partir do acesso à web.

Não será emitido nenhum outro tipo de certificado, além desse, institucionalizado em projetos de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.