APRESENTAÇÃO

O curso FRoNt – Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado - é uma iniciativa promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC).

Clique em “ACESSE O CURSO” para ingressar no ambiente virtual de estudo.

Assista, a seguir, ao vídeo do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, que ressalta a importância do curso.

O curso fornecerá ao cursista os conceitos e abordagens fundamentais para compreender melhor e atuar mais eficientemente no campo da repressão ao narcotráfico e ao crime organizado. Nesse contexto, os temas tratados pelo FRoNt incluem: Economia das drogas; dinâmica do narcotráfico e crimes conexos; organizações criminosas no Brasil e no exterior; e, ainda, tópicos especiais em narcotráfico e crimes conexos.

O propósito do curso é oferecer aprendizagem de qualidade e gratuita a diversos profissionais que atuam com assuntos relacionados à problemática das drogas.

Curso 100% on-line
e gratuito

Duração de
3 meses

Carga horária
de 80 horas

EaD
com tutoria

O objetivo estratégico do curso FRoNt é fortalecer o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), o qual busca conferir sinergia às ações da política de drogas por meio do planejamento e da coordenação interfederativa e intersetorial. O SISNAD, desta forma, é um conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O SISNAD também atua sob a lógica intersistêmica, interdisciplinar e transversal, por meio da articulação com outros sistemas de políticas públicas, tais como o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros.

O SISNAD tem seus princípios descritos no art. 4º da Lei nº 11.343/2006.

PÚBLICO-ALVO

O curso tem a finalidade de capacitar profissionais que atuam diretamente nas áreas relacionadas com repressão ao narcotráfico e crimes conexos, em especial, vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, às polícias brasileiras (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Polícias Militares), ao sistema penitenciário brasileiro, às Forças Armadas brasileiras, aos profissionais vinculados ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), à Receita Federal e aos Correios, dentre outras organizações envolvidas com a redução da oferta de drogas.

ESTRUTURA DO CURSO

Na proposta metodológica, o cursista é o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá à sua disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line.

Na sua organização, o curso contará com uma trilha de aprendizagem composta de módulos de conteúdos, conforme apresentado a seguir:

MÓDULOS CARGA HORÁRIA
1. Introdução 10 horas
2. Economia das Drogas, Dinâmica do Narcotráfico e Crimes Conexos 10 horas
3. Organizações Criminosas no Exterior 25 horas
4. Organizações Criminosas no Brasil 15 horas
5. Tópicos Especiais em Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado 20 horas
Total 80 horas

FUNCIONAMENTO

O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores.

É responsabilidade do cursista acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para realizar o estudo e as atividades obrigatórias.

Haverá acompanhamento com a participação de tutores atuantes na área do curso, os quais, sob supervisão da equipe técnica do curso, serão responsáveis pelo atendimento de dúvidas e correção de atividades.

PROGRESSÃO

O curso é composto por cinco módulos de estudo, organizados de forma que possam oferecer explanação de conteúdos e práticas. Para a progressão no curso, o cursista deverá acessar os conteúdos e realizar as atividades propostas em cada módulo, conforme será apresentado no guia de estudo durante a oferta do curso.

CRONOGRAMA

MÓDULOS PERÍODO
Ambientação no curso 05/04 a 06/04
1. Introdução 07/04 a 20/04
2. Economia das Drogas, Dinâmica do Narcotráfico e Crimes Conexos 21/04 a 04/05
3. Organizações Criminosas no Exterior 05/05 a 31/05
4. Organizações Criminosas no Brasil 01/06 a 15/06
5. Tópicos Especiais em Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado 16/06 a 07/07

INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas entre os dias 17/02/2021 e 25/03/2021 17/03/2021.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria de Ensino a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lamentavelmente informam que estão encerradas as inscrições para o curso FRoNt - Fundamentos sobre Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado, por causa do grande - e inesperado - número de inscrições, muito superior ao número de vagas disponíveis. A SENAD e SEAD desculpam-se com todos os interessados e lamentam quaisquer eventuais inconveniências. Informamos, por fim, que já estamos considerando a possibilidade de ofertar o curso novamente no futuro.

IMPORTANTE

Serão priorizados os profissionais que atuam diretamente nas áreas relacionadas com repressão ao narcotráfico e crimes conexos, em especial, profissionais vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, às polícias brasileiras, ao sistema penitenciário brasileiro, às Forças Armadas brasileiras, à Receita Federal e aos Correios. Profissionais que atuam no campo da segurança portuária e aeroportuária também terão prioridade na inscrição. Para ter prioridade, os profissionais devem anexar comprovante de vínculo profissional.

Se houver disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições de profissionais de outras áreas.

Dica: sua confirmação de inscrição e as credenciais para acesso ao curso serão enviadas por e-mail, portanto fique atento à caixa de spam e ao lixo eletrônico de sua conta de e-mail. Lembramos ainda que alguns sistemas de segurança barram a chegada de e-mails.

CERTIFICADO

Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

Esse certificado é eletrônico e possui uma assinatura digital com uma chave de validação que garante sua autenticidade e permite a impressão do documento pelo próprio cursista a partir do acesso à web.

FAQ

Clique aqui para conferir os passos para realizar sua inscrição.

Através do site de Inscrições UFSC, você pode acompanhar o status da sua inscrição. Se estiver como “Inscrição homologada”, está tudo certo, é só aguardar o início do curso.

Na data de início do curso, você pode acessá-lo clicando em: FRoNt – Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado
Os certificados do curso serão disponibilizados aos cursistas concluintes mediante a realização das atividades e seguindo o cronograma de encerramento do curso. Não será possível buscar certificado antes da data de encerramento do curso.

Contato

Contato para assuntos administrativos:

E-mail: frontsenad.sead@contato.ufsc.br

Por estarmos em tempo de pandemia nosso atendimento será realizado somente por e-mail.